Os 91 tribunais brasileiros terão que atender ao público das 9h às 18h, segundo resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) semana passada.
O novo expediente vale de segunda-feira a sexta-feira e, segundo o CNJ, deve respeitar o limite da jornada de trabalho dos servidores.O conselho afirma que resolução é necessária para uma padronização do Judiciário.
Para entrar em vigor, a resolução precisa ser publicada no "Diário da Justiça". Os servidores dizem que a mudança vai aumentar a jornada.
Segundo levantamento da Fenajud (Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados), em 11 tribunais de Justiça a jornada de trabalho é de seis horas, enquanto em 12, são sete horas. Em apenas 3 Estados, os funcionários trabalham oito horas.
A mudança aconteceu na mesma semana que o CNJ mostrou que o Judiciário não cumpriu suas metas.
Segundo levantamento divulgado ontem pelo conselho, dos 17,1 milhões de novas ações que ingressaram ano passado, 1 milhão não foi analisado.
O objetivo era zerar o estoque. O presidente do STF, Cezar Peluso, responsabilizou a falta de estrutura.
Agora me respondam, será que só essa resolução vai resolver? Será que esses estados que tinham uma jornada de seis e de sete horas vão cumprir mesmo? mediante os fatos, se não houver uma fiscalização, permanecerá a dúvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário